Pages

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Descrição: A Tendência do Personagem

Em termos gerais a moral e a atitude de um personagem ou criatura estão representadas por sua tendência: leal, caótico, neutro, bom e mau. Escolha uma tendência para seu personagem, usando sua raça e classe como guia. Os personagens normais são bons ou neutros, nunca maus; tendências malignas são para vilões e monstros. Em Dungeons & Dragons, o jogador ainda poderá optar por combinações de tendência para especificar ainda mais seu personagem. 

A tendência é um instrumento para desenvolver a identidade de seu personagem e não uma regra para restringi-lo. Cada tendência representa uma grande variedade de personalidades e filosofias particulares, portanto dois personagens leais e bons podem ser bastante diferentes entre si. Além disso, as pessoas não são perfeitas. Um personagem bom pode ser tentado ocasionalmente a praticar uma atitude maligna, mesmo que não seja a coisa boa e certa a ser feita, e acabar cometendo um delito. As pessoas também não são constantes o tempo todo. Os personagens podem perder a paciência, os neutros podem ser inspirados a realizar atos nobres e assim por diante.

Escolher uma tendência para seu personagem significa que você pretende interpretá-lo de um modo concreto e lógico. Caso seu personagem aja de uma maneira mais apropriada à outra tendência, o Narrador pode decidir mudá-la para se adequar as suas ações.

Bem vs. Mal

Os personagens e criaturas boas protegem a vida inocente. Personagens e criaturas malignos corrompem e destroem a pureza da vida, seja por diversão ou para ganhar algo.

O termo "Bom" implica altruísmo, respeito pela vida e preocupação com a dignidade da vida. Personagens bons fazem sacrifícios pessoais para ajudar outros seres.

O termo "Mau" indica um desejo forte de causar ferimento, opressão e matança. Algumas criaturas não tem compaixão por outras e matam sem preocupações. Outras, dedicam-se ativamente a fazer o mal, roubando, matando e destruindo por ordens de um mestre maligno.

As pessoas que são neutras em relação ao bem e ao mal não gostam de matar inocentes mas não possuem força de vontade para enfrentar a maldade interior.

Ordem vs. Caos

Os personagens leais são disciplinados, mantêm sua palavra, respeitam a autoridade, honram a tradição e julgam aqueles que não cumprem seu dever. Os personagens caóticos seguem somente a própria consciência, ressentem-se daqueles que lhes dão ordens e preferem novas ideias à tradição.

O termo "Leal" significa honra, integridade, confiança e obediência à autoridade. Por outro lado, a ordem pode conservar a teimosia, adesão reacionária à tradição, predileção em julgar o comportamento das pessoas em circunstâncias específicas.

O termo "Caos" implica libertinagem, adaptabilidade e flexibilidade. Por outro lado, conserva a imprudência, ressentimentos com a legítima autoridade, ações aleatórias e irresponsabilidade.

As pessoa que são neutras em relação à ordem e ao caos, geralmente respeitam a autoridade mas não se sentem impulsionadas a obedecer ou se rebelar contra ela. Trata-se de pessoas comuns, que podem ser tentadas a se desviarem de um objetivo, de uma meta.

As Nove Tendências

Essas são típicas combinações de Bem vs. Mal e Ordem vs. Caos. Cada descrição resume um personagem típico daquela tendência. As três últimas tendências da lista não correspondem aos pré-requisitos de um aventureiro, e pertencem exclusivamente aos monstros e vilões da campanha.

Leal e Bom, "Cruzado": Atua como todos esperam de uma boa e justa. Ele combina a vontade de combater o mal com a disciplina de lutar incessantemente.

Neutro e Bom, "Benfeitor": Faz o possível para fazer o melhor. Ele é devotado aos valores próprios e colabora com a autoridade, embora não seja obrigado a fazê-lo.

Caótico e Bom, "Revolucionário": Age conforme sua consciência sem se preocupar com que os  outros esperam dele. Ele faz as coisas do seu jeito e acredita no bem. Embora não veja muita utilidade na lei, está sempre disposto a lutar contra a tirania e a opressão.

Leal e Neutro, "Juiz": Acredita na eficácia da jurisprudência, e age conforme a tradição e os códigos da lei. Para ele, ordem e organização são fundamentais.

Neutro, "Indeciso": Faz o que parece ser uma boa ideia. Ele não sente nenhuma atração forte para o bem, mal, ordem ou caos. Na maior parte do tempo a neutralidade é, na verdade, mais uma falta de convicção do que um compromisso com a própria tendência.

Caótico e Neutro, "Espírito Livre": Seguidor da vontade própria. Trata-se uma pessoa individualista que valoriza a própria liberdade e não tenta proteger a liberdade dos outros. Ele evita a autoridade, desafia as tradições e tem medo de sofrer restrições.

Leal e Mau, "Dominador": Metodicamente toma aquilo que deseja, dentro dos limites de seu código de conduta mas sem se preocupar com as consequências. Faz o que quer, não importa os meios utilizados para conquista.

Neutro e Mau, "Malfeitor": Faz o que for possível para sair impune, só se preocupa consigo mesmo, não sentindo remorsos por suas vítimas, que mata para obter proveito, por esporte ou por conveniência.

Caótico e Mau, "Destruidor": Segue o que sua ambição, ódio ou ânsia determina. Ele tem um temperamento forte, é bastante violento, cruel e imprevisível, busca tudo aquilo que pode conseguir, é brutal e não sente piedade ou remorso. 

Referência: Dungeons & Dragons Player's Handbook

2 comentários:

  1. Eu acho que pra a idéia de um Bardo Semi-Elfo ou o Espírito Neutro ou o Revolucionário são boas opções...porque o humor do artista muda constantemente e se reflete muito na sua arte, e como a forma de ataque do Bardo é a sua arte essencialmente, eu acho que uma personalidade bastante mutante e caótica pode ser interessante na escolha dos ataques.

    ResponderExcluir
  2. Achou certo meu amigo. Seja um seguidor da arte, e que o seu humor possa ser refletido nas ações do bardo. Mais do que isso, em suas músicas.

    ResponderExcluir